Facebook

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A.C.X.O. - Demo (1981)

Atualização (25/01/2014):
Durante essa semana recebemos muitas informações sobre esse projeto do Redson (Cólera). E com elas, mais dúvidas. Até o nome do projeto tem divergências. Em alguns blogs ele é chamado A.C.X.O. e em outros A.X.O. (Anarquia X Opressão). Continuamos na batalha...

Nome: A.C.X.O. ou A.X.O.
Título: Demo
Ano: 1981
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Estilo: Punk Rock
Detalhes da Produção: Gravado no estúdio de ensaio da banda Cólera.
Formação: Redson da banda Cólera (todos os instrumentos e voz)
Origem da demo-tape: Blog "Pira HC"
Mais informações: Orkut, Factor Zero




01. 11:06 (02:38)
02. Anjos do Beco (01:39)
03. Contacto (01:14)
04. Claustrofobia (02:03)

Tempo total: (07:36)

Tamanho do Arquivo: 10,2 MB (4 músicas [192 kbps])

Download





Passado o susto (não a tristeza) pela morte do Redson, quero compartilhar com os leitores do Factor Zero um momento bem pouco conhecido da carreira desse ícone do punk nacional. Em 1981, Redson gravou uma demo tape com quatro músicas. Fez tudo: baixo, bateria, guitarra, voz... e gravou nos fundos de sua casa, no cômodo onde o Cólera ensaiava (e outras bandas também, como o Olho Seco e o Anarcoólatras).
Redson chamou a experiência de A.X.O. e, apesar de ser uma gravação de qualidade bem precária, mostra a sua genialidade como compositor. Sempre gostei muito dessas faixas que mostram o Redson numa fase mais revoltada, antes de sua militância pacifista. Não tenho nada contra esse outro lado, mas acho que ele era mais criativo quando não era tão panfletário.
Musicalmente, as músicas do A.X.O. têm um pouco de Cólera (claro, ele também compôs 98% do repertório da banda), tanto que duas entraram para o repertório do grupo e estão no primeiro LP (o tosco, mas ótimo, Tente Mudar o Amanhã). Uma foi Anjos do Beco e a outra 11 e 6, esta última com novos acordes e mudanças na letra (passou a se chamar Amnésia).
O registro vale como curiosidade para os fãs e resgata essa fase mais "despojada" do Redson, como mostram esses versos de da faixa Contato:  "Tou revoltado com o barulho do motor / Tou revoltado com a fumaça do cigarro / Tou revoltado com a falta de recurso /E com a deturpação do meu pensamento".
A título de curiosidade, redson teve outro projeto paralelo ao Cólera, lá por 83 ou 84, na fase em que os punks não podiam tocar em nenhum lugar de São Paulo, chamado Rosa Luxemburgo, uma banda "new wave", que inelizmente não tenho nenhum registro.

A.X.O., se não me falha a memória, significaria Anarquia X Opressão... 
Descanse em paz, guerreiro!

Fonte: Blog Factor Zero